O que fazer em casos de dor, quebra ou perda do aparelho

Dor nos dentes

Um certo nível de dor durante o tratamento ortodôntico é normal e é resultado da força aplicada nos dentes para poder movê-los. Você deve esperar algum desconforto por alguns dias após a colagem dos aparelhos e depois de cada visita de ativação. Evite comer comidas duras e mastigue cuidadosamente. Se necessário, você também pode tomar algum analgésico para aliviar a dor.

ATM - Articulação Têmporo Mandibular

Algumas pessoas podem sentir alguma dor ou cliques durante o tratamento na articulação têmporo mandibular ou ATM (articulação logo a frente do ouvido). Isto também pode acontecer em pessoas mesmo que não estejam em tratamento. Durante o tratamento ortodôntico, seus dentes e a mandíbula movem-se para um posicionamento melhor e esta dor deve desaparecer completamente com o tempo.

Irritação nos Lábios

Os brackets normalmente irritam os lábios no começo do tratamento, antes que o paciente se acostume com a presença deles.Os lábios ficam ressecados e algumas vezes começam a rachar. Aplique um lubrificante ou hidratante para lábios, com ou sem antiinflamatório e coloque cêra no aparelho para proteger os lábios dos cantos do bracket e dos arcos.

Irritação na bochecha

Brackets, arco extra-orais e todos os tipos de aparelhos removíveis, podem ocasionalmente irritar a parte de dentro das bochechas, especialmente quando você está dormindo e com suas bochechas em contato com o aparelho. Arcos que se estendem após as bandas na parte posterior do aparelho podem espetar sua bochecha. Para proteger o tecido mole da boca e ajudar a cicatrizar, coloque cêra no aparelho na parte em contato com a parte irritada.

Bandas e aparelhos soltos

Aparelhos colados aos dentes ou mesmo bandas soltas podem causar algum desconforto, mas desde que não esteja machucando não existe nenhum risco. Guarde e entregue ao ortodontista caso alguma peça saia da boca. Se o arco ou a banda estiver espetando a bochecha ou a língua procure o ortodontista imediatamente. NUNCA tente cortar o arco !

Brackets soltos

Na maior parte das vezes, o bracket vai continuar ligado ao arco. Se um bracket fica girando ao redor do arco e começar a irritar os tecidos ao redor, tente girá-lo de volta. Comunique seu ortodontista na próxima consulta ou entre em contato com o mesmo para orientações.

Perda do Aparelho ou placa de contenção

No caso de perda do aparelho ou da placa de contenção, entre em contato com o ortodontista para orientação e marque uma consulta imediatamente.

Aparelhos removíveis

Algumas vezes os aparelhos removíveis não podem mais se manter em posição, pois as molas que as mantinham em posição perderam sua efetividade e necessitam ser ativadas novamente pelo ortodontista. Comunique o ocorrido na próxima consulta. Caso o aparelho esteja impossibilitado do uso, marque uma nova consulta com o ortodontista ou entre em contato para saber as orientações.

Arco extra oral

Se o arco extra oral fica caindo durante a noite ou causar algum outro problema, faça contato com seu ortodontista e peça instruções.

OUTRAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Como usar a cera protetora da gengiva

Arcos soltos ou quebrados, brackets recém colados, ganchos ou vários outros aparelhos podem causar irritação da gengiva. Para prevenir a irritação, use a cera. Pegue uma pequena porção dela e coloque diretamente na parte do aparelho que esta machucando. Aperte gentilmente com seu dedo até que a cera envolva a parte irritante. Você deve continuar escovando o dente e o aparelho mesmo que você esteja com cera na boca. Lembre-se que a cera pode ser aplicada tantas vezes quanto necessário. Não se preocupe se engoli-la.

Caso engolir o aparelho

Se você engolir uma parte do aparelho, como um bracket ou elástico, ele normalmente irá passar por todo o seu sistema digestivo sem maiores complicações. Entretanto, se você tiver dificuldades em respirar, você deve procurar ajuda de um médico o quanto antes e entrar em contato com o ortodontista imediatamente.

Gengiva inflamada

Se a higiene oral não for realizada corretamente, as gengivas podem ficar irritadas e começar a sangrar.
Uma escovação eficiente e uso correto do fio dental, além de bochechos com enxaguatórios específicos normalmente ajudam a levar a gengiva de volta a sua condição saudável.

Movimento dos dentes

Os aparelhos ortodônticos são desenhados de modo a movimentar os dentes em todas as direções. Algumas vezes os dentes vão mover-se em direções que aparentemente são erradas. Seja paciente. Normalmente isto ocorre quando a movimentação apenas começou e a movimentação somente pode ser vista em uma direção. Movimentos indesejados também podem ocorrer quando os brackets soltam, quando a força está sendo aplicada por tempo superior ao previsto pelo ortodontista (em caso de falta às consultas) ou quando o arco “entortou” ou quebrou.

Um comentário: