Prevenindo doenças na gengiva

Como a placa causa doenças nas gengivas? As bactérias da placa produzem toxinas que irritam a gengiva e desmineralizam os dentes. O estágio inicial da doença na gengiva é chamado de gengivite e trata-se de inflamação que causa inchaço, sensibilidade e sangramento durante a escovação e uso do fio dental.



Quem corre o risco de doenças na gengiva? A gengivite e periodontite podem afetar qualquer grupo etário. Entretanto, afetam com maior freqüência os adultos. O risco de doença gengival aumenta com o uso do cigarro e drogas como a cocaína.

O que eu devo fazer se achar que tenho gengivite? Com cuidados bucais diários e visitas regulares ao dentista, pode-se ajudar a prevenir ainda mais o desenvolvimento da gengivite. Não é portanto uma condição permanente. No entanto, o seu desenvolvimento pode levar ao agravamento da doença gengival, em quadro conhecido como periodontite.

O que é periodontite? Quando não tratada, a gengivite pode progredir para uma forma mais severa: a periodontite ou doença periodontal. A periodontite provoca danos ao osso alveolar, responsáveis pela sustentação dos dentes, causando mobilidade dentária. Uma vez presente, o dano não pode ser revertido, apenas controlado. Acompanhamento profissional a cada três meses e maiores cuidados de higienização oral podem evitar a piora do quadro.

Como prevenir o desenvolvimento da periodontite? A prevenção é facilmente realizada com a prática diária de higienização oral.

• Evite fumar e usar tabaco;

• Escove seus dentes pelo menos três vezes ao dia com escova de cerdas macias, sempre após as refeições e, impreterivelmente, antes de dormir;

• Use pasta de dentes com flúor, pois está comprovado que o fluoreto ajuda a prevenir cáries;

• Utilize diariamente o fio dental para remover a placa de áreas onde sua escova não pode alcançar;

• Tenha uma dieta saudável e evite lanches frequentes com alimentos e bebidas açucarados;

• Visite seu dentista regularmente, ao menos uma vez a cada seis meses;

• Troque sua escova a cada três meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário