Disfunção Temporo Mandibular



A Articulação Têmporo Mandibular (ATM) liga a mandíbula ao crânio e é responsável pelos movimentos da boca. Quando essa estrutura é afetada, ou os músculos relacionados a ela (mastigatórios), temos a Disfunção Têmporo Mandibular (DTM). Os sinais e sintomas mais freqüentes são dor de cabeça; dor na face; pescoço ou ombros,;dor ou sensibilidade freqüente nos dentes; estalos ou dor próximos à região do ouvido; dificuldade para mastigar, falar, bocejar e engolir alimentos; vertigem; zumbidos e limitação dos movimentos da mandíbula.

Quanto à incidência, é possível afirmar que 33% das pessoas afetadas por dores crônicas têm como causa essa disfunção. A maioria delas, porém, não possui essa informação. Mesmo em populações saudáveis, o desvio na abertura da boca, provocado por tal desordem, ocorre em aproximadamente 50% dos indivíduos. Nos Estados Unidos, por causa desta disfunção, a cada ano, são perdidos 17,8 milhões de dias de trabalho para cada grupo de 100 milhões de trabalhadores.

Atualmente, os tratamentos têm sido mais conservadores, evitando-se métodos invasivos. Podem envolver o uso de placas interoclusais, fisioterapia, psicoterapia, acupuntura, medicamentos e, em alguns casos, terapia oclusal (ortodontia, ajuste oclusal, prótese ou cirurgia). As pesquisas nesse campo, cada vez mais precisas, têm proporcionado terapias mais eficazes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário