Ortodontia

É a especialidade da Odontologia que estuda o crescimento e desenvolvimento da face, bem como o desenvolvimento das dentições decídua (de leite), mista e permanente e seus desvios de normalidade, prevenindo, interceptando e corrigindo as más posições ósseas e dentárias. Todo tratamento ortodôntico deve ser realizado por um ESPECIALISTA em Ortodontia e Ortopedia Facial. Somente o especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial possui conhecimentos clínico e científico para elaborar diagnósticos precisos e planejar detalhadamente os passos que reabilitarão seu sorriso e estética facial.

O especialista em Ortodontia e Ortopedia facial é o profissional que além de ser graduado como cirurgião-dentista, retornou à universidade ou à uma instituição para um curso de pós-graduação em ortodontia em nível de especialização, mestrado ou doutorado, com treinamento específico para diagnosticar e tratar pacientes portadores de má oclusão. Podemos dividir o tratamento ortodôntico em 3 tipos:

ORTODONTIA PREVENTIVA
Tem como objetivos:

1 - Orientação sobre o uso correto da chupeta e mamadeira durante os primeiros anos de vida.

2 - Acompanhamento do desenvolvimento normal do crescimento facial, respiração, deglutição e fonação.

3 - Diminui a o risco da criança usar aparelho fixo com remoção de dentes permanentes no futuro.

4 - Melhora a estética facial e higiene com rosto harmônico e dentes alinhados por toda a infância e de grande valor para a auto estima da criança.

5 - Pode-se evitar a necessidade de cirurgia ortognática no futuro em crianças com problemas esqueléticos na face.

ORTODONTIA CORRETIVA

Corrige as más-oclusões que já se instalaram e restaura a harmonia e saúde bucal do paciente. É realizada na dentição permanente. O ortodontista seleciona o tipo de aparelho para cada caso, dependendo do diagnóstico e plano de tratamento indicados.

A ortodontia é importante para melhorar a saúde bucal e geral do paciente. Dentes alinhados e corretamente posicionados facilitam a função mastigatória, fonética e a higienização , dificultando assim o aparecimento de lesões de cárie e doenças gengivais. Dentes mal posicionados podem desenvolver problemas funcionais como o desgaste dos dentes ou dores na face. Além disso, a pessoa com o sorriso bonito e sadio melhora sua auto estima e tem melhor qualidade de vida.

Dores de cabeça e na ATM (articulação têmporo mandibular) podem ser amenizadas com o tratamento ortodôntico.

TIPOS DE APARELHO



Aparelho removível: Normalmente indicado para pacientes que estão em fase de crescimento (tratamento de 1ª fase) e que ainda estão na dentição de leite ou mista, tendo um efeito ortopédico.



Aparelho fixo: Indicado para tratamento na dentição permanente. Em alguns casos pode ser utilizado também em crianças. São os aparelhos mais eficientes, funcionam 24hs por dia, dependem menos da colaboração do paciente, e podem corrigir má oclusões complexas. Existem várias gerações de aparelhos fixos, os mais modernos permitem tratamento com mais rapidez e conforto par ao paciente. Um tratamento com aparelho fixo leva em média de 24 a 36 meses.



Aparelho fixo estético (transparente): Indicados para pacientes adultos. São bem mais discretos do que os aparelhos fixos de metal e podem ser utilizados com arcos estéticos para ficarem ainda menos visíveis. Existem diferentes qualidades de aparelhos fixos estéticos. Os mais simples são feitos de plástico ou de fibra de vidro e os de melhor qualidade, de porcelana ou safira, que não sofrem alteração de cor durante o tratamento.



Aparelhos auto-ligados: São a última geração em aparelhos. Os brackets auto-ligados não utilizam borrachinhas para prender o fio. O próprio bracket possui um dispositivo que prende o fio à ele. Com esse tipo de aparelho o tratamento é mais rápido, mais confortável, mais higiênico e requer menos visitas do paciente ao consultório. Conheça o SISTEMA INTELIGENTE.

2 comentários:

  1. o tratamento parece ser exelente,mas é um processo muito lento neste consultorio...tudo ai é demorado...paguei a 1°mensalidade relacionada a manutenção do aparelho,sem ter aparelho nos dentes...o processo de raiox e colocação de aparelho demorou em torno de 2 meses e meio...é uma lentidão de dar nos nervos...se voce vai colocar aparelho neste consultorio,tera que ter muita paciência,pq são muito devagar...aja paciencia.....

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo seu comentário. As críticas serão sempre bem vindas. Não é normal acontecer isso. O processo de realização da documentação e início da colocação do aparelho leva em média 1 mês no máximo e as vezes até menos. A documentação é um serviço terceirizado, que não depende de nós. Dependendo da época pode demorar mais ou menos. Uma pena o paciente não ter colocado o seu nome para podermos averiguar a veracidade do fato, conversar e explicar o acontecido, fato esse, que poderia ter sido tratado pessoalmente. De qualquer forma, obrigado pelo comentário e estamos à sua disposição para mais esclarecimentos.

    DENTAL CLIN

    ResponderExcluir